sábado, 21 de junho de 2014

Linguagem dos computadores

É importante saber que os computadores possuem uma linguagem própria. Essa linguagem é a forma como eles se comunicam, e é através dela que é possível interação do homem com a máquina. Essa forma de comunicação é chamada de linguagem binária. A linguagem binária é composta por apenas dois dígitos: o zero (0) e o um (1), onde o zero seria a ausência de sinal, e o um seria o sinal propriamente dito. Exemplos: (1) presença / (0) ausência; (1) ligado / (0) desligado; (1) tudo / (0) nada.

Semelhante ao sistema de numeração arábico que usamos (que, quando se chega ao 9, retorna-se ao 0), no código binário quando se chega ao 1 volta-se ao 0, já que o conjunto só possui dois algarismos.  


Um código binário (0 ou 1) é utilizado para o transporte de informações. É utilizado internamente pelos circuitos integrados do computador (mais especificamente pelo processador), referenciando instruções que ele deve tomar. Sendo o zero (0) correspondente ao estado de desligado e o um (1) correspondente ao estado de ligado. 


Quando escrevemos um programa em uma linguagem de programação qualquer, como o Visual Basic (VB), Delphi, C#, etc.  Esta linguagem de programação é reescrita em linguagem binária, através do processo de compilação ou interpretação, que por sua vez será executado pelo processador. Assim ocorre a interação do homem com a máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário