domingo, 22 de junho de 2014

Parte interna do computador

Placa-Mãe 

Placa-Mãe é um dos principais componentes do computador. Ela serve de base e oferece conectores para que todos os outros componentes sejam interligados entre si.






Processador

Processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já  que o processador é responsável por executar todas as instruções necessárias. 








Memória RAM 

Memória RAM é uma unidade de armazenamento volátil, ou seja, quando o computador é desligado todos os dados contidos nela se perdem. 








Hard Disk (HD) - Disco Rígido 

HD ou Disco Rígido, é uma unidade de armazenamento permanente. Ele é responsável pelo armazenamento de dados, como: músicas, fotos, vídeos, documentos de texto, etc. E é onde o Sistema Operacional é instalado.







Cooler

Cooler é o equipamento responsável pela refrigeração da parte interna do computador.






Leitor de Cartão

Leitor de Cartão serve como porta de entrada para que uma unidade de cartão de memória seja conectada ao computador.




   



Unidade de CD/DVD-ROM 

Unidade de CD/DVD-ROM serve como porta de entrada para que uma unidade de cd ou dvd seja inserida no computador.








Fonte de Alimentação

A fonte de alimentação é o equipamento responsável pelo fornecimento de energia aos dispositivos do computador. 




sábado, 21 de junho de 2014

Compiladores e Interpretadores

Um compilador transforma o código fonte (da linguagem que você está programando) em um código em que o computador entenda. Já um interpretador, transforma um código fonte em código que só ele (o programa que você está utilizando para escrever o código) entende. Assim, 
quando um programa interpretado for iniciado, ele necessita de uma DLL (Data Definition Language - Linguagem de definição de dados) para poder rodar, que irá traduzir esse código para uma linguagem que o computador entenda. 

Para melhor compreensão do compilador, vejamos um exemplo bem simples. Imagine que você trabalha dentro do computador. O computador só entende instruções em Inglês, mas o código fonte, que o programador digitou, está totalmente em Português. Suponhamos que o código digitado é: "Ele é o meu chefe". Um compilador traduziria esse código em Português para Inglês, e o programa ficaria assim: "He is my boss". 

Já um Interpretador faria o inverso. Ele traduziria esse código para um jeito que só uma DLL conseguiria entender. O Programa iria sair assim: "Ri is mai bós". Assim, quando o computador precisar usar este programa, ele precisaria chamar um Intérprete (no caso a DLL) para ditar para ele o que está escrito na linguagem interpretada. É isso que ocorre no Visual Basic, por exemplo. 

Linguagem de programação

Uma ferramenta importantíssima na interação do homem com a máquina é a linguagem de programação. Ela foi criada  para facilitar a nossa comunicação com o computador. A primeira linguagem de computador orientada para uso comercial é creditada à cientista americana Grace Hopper. Ela trabalhou em Harvard no UNIVAC l e ll e desenvolveu uma linguagem de programação de alto nível chamada Flow-Matic. Para facilitar o uso de computadores em aplicações cinetíficas, a IBM desenvolveu uma linguagem que simplificaria os trabalhos que envolviam fórmulas matemáticas complexas. Iniciado em 1954 e completado em 1957, o FORTRAN (FORmula TRANslator) foi a primeira linguagem de de alto nível largamente empregada.   

Existem dois tipos de linguagens de programação: as de baixo nível e as de alto nível. Os computadores interpretam tudo como números em base binária, ou seja, só entendem zero e um. As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil e incômodo se trabalhar com elas. Exemplos de linguagens de baixo nível são a linguagem binária e a linguagem Assembly.

Exemplo de código em Assembly:

MOV r0, #0C ;load base address of string into r0
LOAD: MOV r1,(r0) ;load contents into r1
CALL PRINT ; call a print routine to print the character in r1
INC r0 ;point to next character
JMP LOAD ;load next character

Como pode-se notar, é uma linguagem bastante complicada.

Já as linguagens de alto nível são mais fáceis de se trabalhar e de entender, as ações são representadas por palavras de ordem (exemplo: faça, imprima, etc) geralmente em inglês, foram feitos assim para facilitar a memorização e a lógica. Elas não são interpretadas diretamente pelo computador, sendo necessário traduzi-las para linguagem binária utilizando-se de um programa chamado compilador.

Quando programamos em uma linguagem de programação de alto nível primeiramente criamos um arquivo de texto comum contendo a lógica do programa, ou seja, é onde falamos ao computador como deve ser feito o que queremos. Este arquivo de texto é chamado de código-fonte, cada palavra de ordem dentro do código-fonte é chamada de instrução. Após criarmos o código-fonte devemos traduzir este arquivo para linguagem binária usando o compilador correspondente com a linguagem na qual estamos programando. O compilador irá gerar um segundo arquivo que chamamos de executável ou programa, este arquivo gerado é interpretado diretamente pelo computador.

Existem algumas linguagens de programação que não necessitam de compiladores, como o PHP, uma linguagem dedicada à produção de websites dinâmicos, como o InfoEscola. As instruções em PHP são compiladas e executadas ao mesmo tempo.

Exemplo de código PHP (alto nível)

print ("Bem vindos visitantes do InfoEscola!");
print (" Vamos contar até 50:");
for($x=1;$x<=50;$x++) {
print $x;
print " ";
}

if(4 == 2) {
print ("Fim do mundo! 4 é igual a 2!");
} else {
print ("Ufa! 4 é diferente de 2");
}
?>

Cada linguagem de programação é diferente da outra, contendo palavras-chave próprias. Exemplos de linguagens de alto nível são C++, Java, C#, Delphi (Pascal), PHP, Visual Basic, etc.

Linguagem dos computadores

É importante saber que os computadores possuem uma linguagem própria. Essa linguagem é a forma como eles se comunicam, e é através dela que é possível interação do homem com a máquina. Essa forma de comunicação é chamada de linguagem binária. A linguagem binária é composta por apenas dois dígitos: o zero (0) e o um (1), onde o zero seria a ausência de sinal, e o um seria o sinal propriamente dito. Exemplos: (1) presença / (0) ausência; (1) ligado / (0) desligado; (1) tudo / (0) nada.

Semelhante ao sistema de numeração arábico que usamos (que, quando se chega ao 9, retorna-se ao 0), no código binário quando se chega ao 1 volta-se ao 0, já que o conjunto só possui dois algarismos.  


Um código binário (0 ou 1) é utilizado para o transporte de informações. É utilizado internamente pelos circuitos integrados do computador (mais especificamente pelo processador), referenciando instruções que ele deve tomar. Sendo o zero (0) correspondente ao estado de desligado e o um (1) correspondente ao estado de ligado. 


Quando escrevemos um programa em uma linguagem de programação qualquer, como o Visual Basic (VB), Delphi, C#, etc.  Esta linguagem de programação é reescrita em linguagem binária, através do processo de compilação ou interpretação, que por sua vez será executado pelo processador. Assim ocorre a interação do homem com a máquina.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tipos de computadores

Os computadores variam em termos de tamanho e capacidade. Em uma ponta da escala estão os supercomputadores, computadores muito grandes com centenas de microprocessadores vinculados que executam cálculos extremamente complexos. Na outra ponta estão os computadores minúsculos embutidos em carros, TVs, sistemas de som, calculadoras e eletrodomésticos. Esses computadores são criados para executar um número limitado de tarefas.
Personal Computer (PC) - computador pessoal - foi desenvolvido para ser usado por uma pessoa de cada vez. São estes os computadores pessoais usados na atualidade: desktops, notebooks, smartphones e Tablets.



Computadores

Computadores são máquinas que executam tarefas ou cálculos de acordo com um conjunto de instruções (os chamados programas). Os primeiros computadores totalmente eletrônicos, lançados na década de 40, eram máquinas enormes que exigiam equipes inteiras para funcionar. Comparados a essas máquinas de antigamente, os computadores atuais são impressionantes. Não só estão milhares de vezes mais rápidos, como podem caber na mesa, no colo ou até no bolso.
Os computadores funcionam com base em uma interação entre hardware e softwareHardware refere-se às peças de um computador que você pode ver e tocar, inclusive o gabinete e tudo o que está dentro dele. A peça mais importante de hardware é um minúsculo chip retangular no computador chamado CPU (unidade de processamento central) ou microprocessador. Ele é o "cérebro" do computador, ou seja, a parte que converte as instruções e executa os cálculos. Itens de hardware como monitor, teclado, mouse, impressora e outros componentes costumam ser chamados dispositivos de hardware ou simplesmente dispositivos.
Software refere-se às instruções (ou seja, os programas) que dizem ao hardware o que fazer. Um programa de processamento de texto que você pode usar para escrever letras no computador é um tipo de software. O sistema operacional é um software que gerencia o computador e os dispositivos conectados a ele.